UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO
Palavras-chave:
Aprendizado. Ensino das Ciências. Simuladores. Tecnologias Digitais.Resumo
O objetivo desse trabalho foi construir uma revisão integrativa sobre a utilização dos simuladores no Ensino de Física e sua influência no processo de aprendizagem dos alunos, apresentando uma discussão sobre o panorama atual dos dados apresentados. Para isso, foi feito uma revisão integrativa com periódicos publicados nos últimos cinco anos, classificados com Qualis A1-B1. A busca foi realizada em bases de dados como Scidirect, Google Acadêmico, Scielo e também diretamente na lista de periódicos publicados na área do Ensino de Física, a partir dos descritores previamente estabelecidos. Como resultados, foi possível observar, nos registros dos artigos, que através do uso dos simuladores computacionais no cotidiano escolar os alunos passam a ter uma visualização mais ampla do conteúdo que está sendo abordado em sala de aula, facilitando o processo de aprendizagem, além de contribuir para a realização das aulas práticas ao mesmo tempo em que proporciona aos alunos um ensino ativo e interativo. Esse estudo permitiu verificar experiencias nas quais os simuladores se apresentam como uma alternativa que potencializa o processo ensino-aprendizagem.
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