ANÁLISE DE CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Autores

  • Elane da Silva Barbosa Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Maria Nahir Batista Ferreira
  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien

Palavras-chave:

Currículo. Disciplinas. Enfermagem. Formação.

Resumo

O currículo constitui-se documento orientador do processo formativo. Nesse sentido, estudá-lo permite compreender quais concepções, perspectivas e referenciais norteiam a formação dos sujeitos.  Este estudo tem, portanto, como objetivo analisar a formação do enfermeiro a partir dos currículos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará - UECE, tomando como referência as disciplinas obrigatórias e a carga horária. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo descritiva e documental, que se reporta para as cinco matrizes curriculares do curso de Enfermagem. Os dados coletados acerca do número e da carga horária das disciplinas obrigatórias do curso de Enfermagem foram registrados numa planilha e, posteriormente, debatidos à luz de autores que tratam sobre essa temática. Enquanto resultados, foi possível identificar que os currículos passaram por transformações em relação à sua carga horária e ao número de disciplinas obrigatórias. Mudanças influenciadas pelo contexto sócio-histórico e cultural, nos distintos níveis: nacional, estadual e local, que suscitam reflexões acerca das manutenções e alterações na proposta de formação em Enfermagem. Considera-se, assim, a necessidade de que o professor possa refletir sobre as questões relacionadas ao currículo, a fim de que tenha mais subsídios para identificar as propostas explícitas e implícitas que orientam a formação.

Referências

ALBA, A. de. Curriculum: crisis, mito y perspectivas. Buenos Aires: Miño e Dávila, 1998.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Alegre: Porto Editora, 1994.

BRAID, L. M. C.; MACHADO, M. de. F. A. S.; ARANHA, A. C. Estado da arte das pesquisas sobre currículo em cursos de formação de profissionais da área da saúde: um levantamento a partir de artigos publicados entre 2005 e 2011. Interface: comunicação, saúde, educação, Botocatu, v.16, n.42, p.679-92, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v16n42/v16n42a08.pdf Acesso em: 13 jul. 2016.

BRASIL/MEC. Lei nº. 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei nº 8.080/90. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. 19 de setembro de 1990a.

BRASIL. Lei nº 8142/90. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. 28 de novembro de 1990b.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 03/2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. 07 de novembro de 2001.

DELORS, J. (Org). Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, 2000.

FERNANDES, J. D. Expansão do ensino de Enfermagem no Brasil. 1988. 255 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal da Bahia. Salvador, 1988.

KURIMOTO, T. C. da S.; COSTA, A. S. S. M. da. A formação de graduação em Enfermagem: o currículo e seus discursos. Revista Professare, Caçador, v. 5, n. 01, p. 79-100, 2016. Disponível em: http:// http://periodicosuniarp.com.br/professare/article/view/803/423 Acesso em: 13 jul. 2016.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, C. B. Construindo uma nova proposta pedagógica no curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 54, n. 04, p. 568-77, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v54n4/v54n4a05.pdf Acesso em: 13 jul. 2016.

SILVA. A. da C. A formação da enfermeira no estado do Ceará com base na análise dos currículos (1979-2013): trajetória e tendências. 2015. 159 f. Dissertação (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2015.

SILVA, T. T. da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.

______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SACRISTAN, J. G. Poderes instáveis em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1999.

______. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática. In:_______.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

______. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

TRALDI, L. Currículo: conceituação e implicações, metodologia de avaliação, teoria e prática, formas de organização, supervisão, fundamentos, currículo universitário. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1987.

UECE. Centro de Ciências da Saúde/Universidade Estadual do Ceará. Matriz Curricular do Curso de Enfermagem. Fortaleza-CE: Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará, 1979.

______. Matriz Curricular do Curso de Enfermagem. Fortaleza-CE: Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará, 1981.

______. Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem. Fortaleza-CE: Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará, 1987.

______. Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem. Fortaleza-CE: Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará, 1997.

______. Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem. Fortaleza-CE: Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará, 2005.

Downloads

Publicado

2024-07-04

Como Citar

BARBOSA, . da S.; FERREIRA, . N. B.; NÓBREGA-THERRIEN, . M. ANÁLISE DE CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 17, 2024. Disponível em: https://asetore.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/740. Acesso em: 12 abr. 2025.