ANÁLISE DE CURRÍCULOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Palavras-chave:
Currículo. Disciplinas. Enfermagem. Formação.Resumo
O currículo constitui-se documento orientador do processo formativo. Nesse sentido, estudá-lo permite compreender quais concepções, perspectivas e referenciais norteiam a formação dos sujeitos. Este estudo tem, portanto, como objetivo analisar a formação do enfermeiro a partir dos currículos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará - UECE, tomando como referência as disciplinas obrigatórias e a carga horária. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo descritiva e documental, que se reporta para as cinco matrizes curriculares do curso de Enfermagem. Os dados coletados acerca do número e da carga horária das disciplinas obrigatórias do curso de Enfermagem foram registrados numa planilha e, posteriormente, debatidos à luz de autores que tratam sobre essa temática. Enquanto resultados, foi possível identificar que os currículos passaram por transformações em relação à sua carga horária e ao número de disciplinas obrigatórias. Mudanças influenciadas pelo contexto sócio-histórico e cultural, nos distintos níveis: nacional, estadual e local, que suscitam reflexões acerca das manutenções e alterações na proposta de formação em Enfermagem. Considera-se, assim, a necessidade de que o professor possa refletir sobre as questões relacionadas ao currículo, a fim de que tenha mais subsídios para identificar as propostas explícitas e implícitas que orientam a formação.
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