A FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE DOCENTE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i9.887Palavras-chave:
Educação. Professor. Formação da personalidade.Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar como a personalidade do professor vem sendo formada e quais as consequências do seu trabalho para esse processo. Nossa proposta é compreender como ocorreu e ocorre a formação da personalidade do professor e como seu trabalho implica na formação da personalidade observando como este professor reage diante das situações que alienam seu próprio trabalho, Trata-se de um relato de experiência de pesquisa realizado professoras da educação básica no sentido de mostrar qual a visão dessas profissionais com relação a formação da sua personalidade. Como referencial teórico nos baseamos nas ideias de Goldenberg (2009), Manzinni (1991) e Martins (2007) e outros autores que versam sobre a formação da personalidade docente. Nossa abordagem metodológica é centrada em uma pesquisa qualitativa, realizada com duas professoras da educação básica da rede pública e privada do município de Campina Grande-PB, onde foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas para compreender a percepção de cada uma sobre o tema em questão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ensino em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).